Semaglutida: Um revolucionário medicamento para emagrecer

A semaglutida foi criada originalmente para tratar o diabetes. Mas um estudo clínico rigoroso indica que o remédio do laboratório Novo Nordisk seria o mais potente contra a obesidade. Na pesquisa, ele levou à perda de, em média, 15% do peso dos voluntários, uma taxa que até o momento não havia sido alcançada por nenhuma outra droga. 

Como a semaglutida emagrece

O endocrinologista Rodrigo Moreira, vice-presidente do departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), conta que, quando comemos alguma coisa, nosso organismo produz uma substância chamada GLP-1.

Essa molécula possui três importantes funções: melhorar a secreção de insulina no pâncreas, induzir o estômago a esvaziar mais devagar e controlar as sensações de fome e saciedade no cérebro. 

“O GLP-1 permanece pouquíssimo tempo, cerca de um minuto e meio, no sangue. Por isso, nos últimos anos vêm sendo desenvolvidas moléculas semelhantes a ele, mas que duram mais. São chamadas de análogos do GLP-1“ Com os tais análogos de GLP-1, a sensação de saciedade e estômago cheio perduraria, resultando em menos calorias ingeridas. 

Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ser obeso ou com sobrepeso é uma condição séria de saúde associada a várias das principais causas de morte – incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes e está ligada a um risco aumentado de certos tipos de câncer.

A perda de 5  a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios tem sido associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com sobrepeso ou obesidade.

O FDA aprovou recentemente a semaglutida como um medicamento para controle de peso em adultos com certas morbidades, quando usado em conjunto com uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física.

Este é supostamente o primeiro medicamento aprovado pela FDA desde 2014 para controle crônico de peso em adultos (que estão com sobrepeso ou são geralmente obesos).

A semaglutida é indicada para controle crônico de peso em pacientes com índice de massa corporal (IMC) de 27 kg / m2 ou maior que tenham pelo menos uma condição relacionada ao peso, como: diabetes tipo 2 (T2D), pressão alta ou colesterol alto, ou sozinho em pacientes com IMC de 30 kg / m2 ou mais sem doenças relacionadas ao peso.

O QUE É SEMAGLUTIDA? 

A semaglutida faz parte de uma classe de medicamentos chamados agonistas do receptor GLP-1 (ou agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon).

Esse medicamento (uma injeção uma vez por semana) demonstrou aumentar a secreção de insulina, o que é bom para o diabetes … mas em doses mais altas, ela atua nos centros do cérebro e pode suprimir significativamente o apetite.

A semaglutida também demonstrou ser cardioprotetora – o que significa que pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e proteger a função renal.

Agende uma consulta  GRATUITA agora mesmo na ATL LIVE WELL e comece a usufruir de uma vida saudável, investindo mais no seu bem-estar e na sua alegria de viver.

Ligue para (770) 644-0093, esse é o telefone da ATL Live Well, uma clínica que se preocupa com o bem-estar dos seus pacientes.

Related posts