quinta-feira, 18 abril, 2024 21:06

MATÉRIA

Prepare-se para a Volta às Aulas

Os Pais podem fazer a diferença quando resolvem ajudar seus filhos na busca por melhores resultados na escola. A seguir você encontrará dicas testadas e aprovadas que os pais podem usar imediatamente, sem custos, para ajudar seus filhos no desempenho escolar.

Construindo a Autoestima

Pouco adianta tentar motivar seu filho, se você, que é o seu exemplo, não parece motivado(a) em tudo que faz!
• Peça a seu filho para ele fazer um livro sobre ele mesmo, com suas próprias ilustrações e palavras. Um “Livro Autobiográfico” é uma excelente maneira de ajudar sua Criança a se ver como alguém.
• Ajude-a a descobrir suas raízes pelo contato direto com familiares durante as férias e outras visitas eventuais.
• Com frequência, encontre ocasiões para dizer para suas crianças que você gosta delas, que você as ama. Não existe uma ocasião específica para isto, muito menos um limite de vezes. “Quando eu faço algo certo, ninguém se lembra. Quando eu faço algo errado, ninguém jamais esquece!” Estas palavras foram escritas por um aluno afastado da escola secundária por mal comportamento.
• Ajude seus filhos a aprenderem com problemas, e não a serem derrotados por eles. Muitos pais jamais usam a palavra “falhar”. Eles podem comentar sobre uma “falha”, um “problema”, ou um “problema inesperado”, e escondem a coisa como se não existisse. No entanto, mesmo quando alguém não realiza seu trabalho conforme o planejado, existe uma oportunidade cognitiva a ser explorada. Vale lembrar que as pessoas bem sucedidas tentam aprender extraindo alguma coisa das experiências negativas, e dos erros.
• Deixe seu filho ouvir seus elogios ao invés de elogios dos outros.

Disciplina

A ordem é fundamental para que exista disciplina. Imagine tentar organizar uma coisa usando como parâmetro a desordem…
Para que tudo isso funcione, primeiro, em casa, os pais precisam dar o exemplo…
• Em dias que estiver fazendo um bom tempo, coloque duas crianças que estão brigando, em lados opostos de uma janela ou porta de vidro. Arme cada uma delas com um spray de limpar vidros e um rodinho. Diga-lhes então que podem começar o “ataque”. Assim enquanto se xingam e tentam molhar um ao outro, vão se divertir e ainda limparão sua janela.
• Tente criar jogos tipo: “Jogos onde o jogador é o personagem – Role Playing Games – ” para eliminar de vez brigas constantes. Por cinco minutos, faça os brigões trocarem de papéis. Cada um terá de mostrar ao outro o ponto de vista que defende, do modo mais claro e imparcial possível. O mais provável é que eles achem graça da situação e entrem em acordo. Melhor ainda, eles podem sair com uma solução conjunta para o motivo da discórdia.
• Para melhor disciplinar, fale com suavidade. Se você falar em tom normal de voz, mesmo quando estiver muito irritado, você ajudará seu filho a ver como controlar a irritação do modo adequado. E se você não gritar com eles, eles com certeza não irão gritar um com o outro, ou com você.
• Eis um modo de parar com as disputas do tipo, “eu primeiro” para ver quem senta na frente, etc. Dê a cada criança um dia dela sentar na frente dos outros. Fulano tem segunda e quarta, o outro tem terça e quinta, outro ainda tem sexta e sábado. Domingo será instituído como o dia neutro, quando ninguém senta na frente. Fixe os dias e acabe com as brigas. Trabalhe em cima de outras brigas do gênero, isto funciona de fato.

Resolvendo Problemas Escolares

Um pouco de interesse pelo que as crianças fazem, tem como único custo, apenas uma pequena parte do seu tempo, e acredite, o retorno em forma de benefícios, para elas, é incalculável…
O melhor remédio ainda é a prevenção. É seu dever saber o que elas andam fazendo, quais são seus interesses…
• Tente dar uma olhada, mesmo que seja eventual, no material de estudo delas, e elabore questões exemplos para elas estudarem visando testes de verdade.
• Fale com a escola “durante os tempos de tranquilidade”, antes que problemas evitáveis se desenvolvam.
• Como fazer uma experiência positiva com os Boletins escolares:
Preparação: Pergunte: “O que você acha que o Boletim nos diz?”
Objetivo: Entender que o Boletim é apenas uma pequena medida de avaliação do seu filho. Uma criança com desempenho baixo, tem ainda muita vida e vigor pela frente.
• Ação esperada: Achar algo que mereça ser exaltado. Trabalhe então em cima daquilo que pode ser melhorado.
• Tenha cautela, pois suas atitudes em relação à escola afetam diretamente seu filho, muito mais do que você pensa. Se você não gosta de Matemática, vá com calma, e acima de tudo, contenha opiniões pessoais. Não prejudique sua criança tentando promover seu próprio e velho Ego já repleto de manias e movido pelos ideários doentes de uma tradição obsoleta. Não modele a vontade, gostos e aptidões dela, à sua imagem e semelhança.

Motivando seu Filho pra Valer

Motivar é mais simples do que parece. Precisa apenas de sua boa vontade…
• Criança além de repreensão, quando for preciso, também precisa de: Atenção, apreço, afeição, aceitação e respeito.
• Alguns pesquisadores acreditam que cada criança é talentosa apenas se nós buscarmos as fontes e incentivarmos isto. Ajudar a criança a descobrir e investir em seu talento, ou vocação, é o grande segredo da motivação permanente.
• Incentive a criança a ler biografias de pessoas bem sucedidas. Assim poderá aprender sobre os detalhes que fizeram os outros obterem sucesso. Crianças são, com frequência, motivadas a adotarem a mesma postura de sucesso e conduta ética, também, como um propósito em suas vidas.
• Motive-as em matérias como Matemática, desafiando-as a lhe mostrar quanto troco você deve receber numa compra fictícia. Se elas acertarem, diga que o troco é delas.
• Frequentemente, sem hora marcada, sem protocolos ou formalidades desnecessárias, Elogie seus filhos.

O Dever de Casa e os Trabalhos Escolares

O ato de ajudar no Dever de Casa, cria na criança uma sensação de confiança e melhora sua afinidade com ela. Ajudar nas tarefas escolares requer paciência. Se você não tem, caia fora. Sua presença é prejudicial.
• Com seu filho, durante a execução do dever de casa, brinque de “apostar contra o relógio”. Estipule um tempo e depois lhe mostre quantos minutos, ou horas, ele levou para executá-lo. Seja flexível, permita-lhe um tempo extra e programe o timer para muitos minutos extras. Não serão necessários prêmios. Há uma grande satisfação em conseguir realizar o trabalho no tempo previsto.
• Ensine a seu filho as palavras mágicas para a realização de qualquer trabalho de modo mais eficiente e efetivo: Pesquisa, Questionamento, Leitura, Comparação e Revisão. Estas cinco palavras, comprovadamente, fazem a diferença.