sexta-feira, 29 março, 2024 04:56

MATÉRIA

Os Estados Unidos vão conceder 20 mil vistos H-2B que serão destinados a trabalhadores temporários

O anúncio foi feito pelo presidente Joe Biden em uma projeção para o ano fiscal de 2022.

Diante da crise econômica e trabalhista causada pela pandemia, os Estados Unidos deram um passo importante. O presidente Joe Biden anunciou que mais 20.000 vistos H-2B serão disponibilizados. Este último foi confirmado pelos departamentos de Segurança Nacional e Trabalho daquele país.

Mas o que isso significa? Pois bem, estes destinam-se a trabalhadores não agrícolas: turismo, hotelaria, jardinagem, construção, entre outros sectores.

Ressalte-se que estará reservado aos empregadores do país norte-americano que desejam contratar empregados temporários até 31 de março de 2022 ou antes da data estabelecida. Quais são os detalhes desta notícia? O que realmente são esses vistos?

O anúncio do dia 20 de dezembro, sobre os 20 mil vistos adicionais, se soma aos 33 mil vistos disponíveis para pessoas ocupadas durante o primeiro semestre do ano fiscal: vai de 1º de outubro a 31 de março.

OS VISTOS H-2B – De acordo com os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), os vistos H-2B permitem que as empresas naquele país tragam estrangeiros que preencham empregos temporários. Por outro lado, este visto permite “Preencher temporariamente empregos não agrícolas” como garçons, cozinheiros, operários da construção, jardineiros, operários, entre outras profissões.

No entanto, deve-se levar em conta que para estes vistos, as empresas devem demonstrar que não há trabalhadores nativos em número suficiente para cumprir as funções correspondentes aos empregos mencionados. Para obtê-lo, é necessário ter contrato com empresa, que se encarregará de apoiar o processo de visto temporário.

“O DHS implementa medidas para proteger as empresas dos EUA e criar oportunidades que irão expandir os caminhos legais para os Estados Unidos para trabalhadores dos países do Triângulo Norte e do Haiti ” , disse o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, em um comunicado.

Estação de inspeção de passaportes Segurança de fronteira dos Estados Unidos,. Foto: iStock.

“Nos próximos meses, o DHS buscará implementar políticas para que o programa H-2B seja ainda mais sensível às necessidades de nossa economia. Ao mesmo tempo, protege os direitos dos trabalhadores americanos e estrangeiros ”, acrescentou.

Por outro lado, o Departamento de Segurança Nacional também concederá 6.500 vistos para pessoas do Haiti e dos países do Triângulo Norte: Honduras, Guatemala e El Salvador. Os outros 13,5 mil serão para o retorno de trabalhadores que já tiveram o visto H-2B nos últimos três exercícios fiscais.

De acordo com o USCIS, a condição será que sejam trabalhadores que já tenham recebido o visto H-2B e retornem para esses empregos. “No início deste ano, o USCIS recebeu petições suficientes para o retorno de trabalhadores para alcançar os 20.000 vistos H-2B adicionais disponíveis sob a regra de visto suplementar temporário H-2B final do ano fiscal de 2021 “, anunciou ele .

RESULTADOS FUTUROS

“Em um momento de crescimento recorde do emprego, os vistos H-2B adicionais ajudarão a impulsionar a recuperação econômica histórica de nosso país”, disse o secretário Alejandro Mayorkas em um comunicado. Vale lembrar que, segundo a CNN, o Congresso dos Estados Unidos estabelece um limite para o número de vistos permitidos por ano fiscal: atualmente são 66 mil vistos, 33 mil para trabalhadores que começam a trabalhar de 1º de outubro a 31 de março, e 33 mil de 1º de abril a 30 de setembro.