quarta-feira, 24 abril, 2024 17:24

MATÉRIA

Folk Chic – Já ouviu falar?

A Moda é mesmo fascinante, quando a gente pensa que já viu tudo, as cores, estilos e a criatividade das pessoas chegam e nos surpreendem com novidades super interessantes, como o Folk Chic por exemplo, que nada mais é do que uma releitura do estilo Boho, que  nos leva imediatamente a lembrar das roupas das tribos urbanas, uma mistura de índio com homem branco, que mistura cores fortes como terra, laranja, marrom, madeira, couro, enfim, tudo muito lindo, que dá um resultado charmoso e super bacana no final.

Em nosso belo e bom português, Folk quer dizer “Povo, Nação, Tribo, Raça, Folclore”.

No mundo da moda as coisas tomam dimensões diferentes e por isto o Folk ganhou um significado mais amplo, resultado de uma mistura de diversos estilos, como o country (ou western) e o hippie, assim, um mix de tudo, despojado, eclético e de muito bom gosto.

A primeira impressão é a de que este é um estilo country e que precisa curtir música sertaneja para aderir ao estilo Folk, mas não é bem assim, pessoas de diferentes classes sociais, estilos, gostos musicais e culturais estão cada vez mais caindo no gosto e estilo Folk Chic.

Entre as características marcantes deste estilo, estão as franjas e acessórios rústicos em couro, assim como também as botas, vestidos longos e coletes com estampas étnicas e flores. Influenciado pelos anos de 1960 e 1970, ares despojados aliam-se ao estilo folk, apliques, babados e bordados e a textura do crochê ou do tricô enriquecem o visual. Traços étnicos combinam-se ao couro desgastado, pelo, camurça e feltro em tons terrosos – bege, ferrugem, conhaque e chocolate ganham destaque. Os lenços também são peças sempre presentes e indispensáveis no look ou amarrado à alça da bolsa. Falando assim parece que fica um pouco carregado, mas a verdade é que fica muito, mas muito legal.

Dicas para quem está afim de aderir ao estilo Folk Chic

As franjas precisam ser “apenas” um detalhe no look todo, não use franjas nas botas, na bolsa e na roupa ao mesmo tempo. Sem contar que, o volume das franjas pode aumentar o volume da sua silhueta, então, vá de vagar com elas e, caso não goste de franjas, não precisa usar, pois existem inúmeros tipos de acessórios bacanas para compor o visual Volk Chic.

Uma dica bem legal é se informar a respeito dos índios nativos “Norte Americanos”, misturando as cores da natureza, étnico, hippie e western, detalhes e estampas em florais, geométricas, rendas, couro. Com um toque moderno, não tem erro, você vai estar na moda, mergulhada intensamente no mundo Folk Chic.

Se apesar de todas estas dicas, recorra ao bom e velho Google, busque imagens das celebridades que já aderiram ao estilo tanto nas passarelas como na moda urbana, elas estão nas ruas, nos mercados, nas baladas, noite ou dia, o Folk Chic tem o seu lugar garantido no gosto de muitos famosos e, é claro que você irá se identificar com alguns looks. “Não é copiar ok, é se inspirar”, copiar nunca é legal, entre muitas coisas, o que uma pessoa decididamente precisa ser é autêntica.

A última dica é, divirta-se quando adotar um novo estilo ou simplesmente decidir ousar no look do dia, lembre-se que você não está presa(o) a nada e que, as mudanças são bem vindas sempre.