Estudar Inglês: Uma Estratégia de Crescimento.

Você deve estar lembrando que, de alguma forma, sempre pensou e se questionou, sobre quais seriam os benefícios de aprender a língua inglesa como segundo idioma.

Acredito que você seja capaz de apontar vários pontos positivos, todavia, acaba encontrando um argumento contrário para adiar ou se desculpar por não ter começado e, ainda, acomodar o mundo à sua volta, a sua não decisão quanto a iniciar esses estudos. Por outro lado, estou certo que você deve ter começado a estudar, formalmente, ou informalmente, sozinho ou em alguma escola. E depois de muito tempo deve ter achado que o progresso foi pequeno ou que demoraria muito tempo para sair por aí falando (e entendendo) o idioma de Shakespeare.

Claro, não precisa ser tão formal ou erudito, mas estamos falando do Inglês que, verdadeiramente, o livrará de muitos problemas e proporcionará muitas oportunidades que podem se materializar diante de você.

Estou quase certo de que você já se atrapalhou com algumas palavras, que se parecem muito com as nossas, mas não significam a mesma coisa – os chamados falsos cognatos. Por exemplo: push e pull; pretend e intends; parents e relatives; exquisite e weird; costume e habit; e, lunch e snack. Esses são pequenos exemplos dos imbroglios que nós encontramos todos os dias. E então, voltou a se questionar se necessita estudar Inglês? Estou certo que sim.

Voltando a questão central: Por que estudar Inglês como Segundo Idioma?    

Linguistas podem divergir em alguns aspectos, mas se há alguma convergência dessas opiniões certamente será quanto ao processo de aprendizado, para o fato de que sem compromisso, horas de dedicação, muita escuta, leitura, fala e exercícios, ou seja, muita exposição ao idioma, não há caminhos mágicos. Não há uma única receita para o aprendizado, mas dedicar-se com disciplina ao estudo do Idioma que se irá aprender é, sem dúvida, a chave para o desenvolvimento das sete competências da linguagem –  fala, escuta, pronúncia, gramática, escrita, leitura e vocabulário – que o conduzirão à um processo de comunicação completa.

Quem se encontra nos Estados Unidos têm consciência de que saber se comunicar na língua inglesa pode ser a chave para o sucesso e uma melhor adequação ao processo de vida em outro país, além de abrir diversas portas e oportunidades que são muito mais difíceis de surgir ou mesmo de se perceber, quando não se detêm algum conhecimento da língua inglesa. Além disso, é razoável reconhecer que a educação pode fazer muita diferença no que diz respeito ao acesso à um melhor padrão de vida em  toda parte do mundo, e não seria diferente por aqui.

Estudos apontam diferenças significativas nos rendimentos médios anuais dos trabalhadores, decorrentes do aumento dos anos de estudo, assim como um substancial decréscimo das taxas de desemprego, nas porções da população com maior nível educacional formal. Traduzindo, cada ano de estudo além do Ensino Secundário, ou o High School, pode fazer muita diferença nos planos de vida, consumo, poupança e aposentadoria para quem vive na Terra do Tio Sam.  Ou seja, a Educação é o maior investimento que você pode fazer em sua vida, e você pode certamente esperar pelos bônus tangíveis e os intangíveis daí decorrentes.

A escolha de uma boa escola de idiomas e muito importante no processo de aprendizagem. O Interactive College of Technology detém expertise no Ensino de Inglês como Segundo Idioma, ou ESL (English as a Second Language) com uma longa trajetória (desde 1982) de formação de estudantes de mais de cento e vinte diferentes países. Essa preocupação com a educação e o desenvolvimento profissional de seus alunos pode ser vista na declaração da Missão e dos Valores do ICT, destacando-se entre outras partes, o objetivo de educar e treinar homens e mulheres para que se habilitem a encontrar, obter, e manter melhores empregos, ter acesso a uma vida melhor e se tornarem cidadãos produtivos do mundo. Esses valores incluem: engenhosidade, desempenho, carinho, honestidade, sucesso e tenacidade.

Mas, você deve estar se perguntando, como conduzem, nas atividades cotidianas, culturas e idiomas tão diversos? Isso mesmo, você está certo: o Inglês funciona como língua âncora. E  os alunos são estimulados a manterem o compromisso em manter suas mentes abertas, interagir, buscar o desenvolvimento pessoal e consolidar um moderno e prático processo de aprendizagem.

E lembre-se: estudar Inglês é uma estratégia de longo prazo, para a vida. Mas você deve começar hoje. Como os frutos de uma árvore, para aproveitá-los é necessário plantá-la, certo?

Related posts