Entrevista com Andréia Guilmet

A nossa entrevista dessa edição é com a empresária brasileira Andreia Guilmet, que aqui, em Atlanta dispensa apresentações, pois todos nós já a conhecemos muito bem, principalmente pelo seu sucesso à frente da Brazilian Wax By Andreia.

Eu confesso que foi muito difícil, colocar em palavras escritas todas as respostas (gravadas em voz por ela através do Whatsapp) às minhas perguntas. Em alguns momentos, eu pensei que não conseguiria colocar aqui, toda a emoção e carinho que ouvi em suas palavras. 

Prepare-se para se emocionar, mas principalmente, para ler uma bela lição de vida!

Por: Dilla Campos 

 

Viver: Andréia, você está expandindo o seu negócio de maneira extraordinária, nem a pandemia conseguiu parar o seu crescimento, qual foi a sua estratégia para não desanimar nesses últimos meses?

Andréia: Quando começou a pandemia, a nossa primeira atitude foi conscientizar toda a nossa equipe sobre o que estava acontecendo naquele momento e principalmente, com relação às exigências do CDC (

Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Treinamos toda a equipe para que a limpeza, higienização e esterilização dos utensílios de trabalho e tudo mais estivessem de acordo com as ordens do governo. Isso para garantir, não só a segurança dos nossos clientes, mas a nossa também. Então, eu posso dizer que a nossa primeira e acertada estratégia, foi obedecer às leis e as recomendações dos órgãos do governo e junto à essa estratégia, decidimos também exercitar a nossa fé, confiar no Deus que servimos, sem nos deixar abater pelo medo que infelizmente assolou e destruiu muitas empresas. Eu tenho certeza, que a fé que eu e meu marido exercitamos não só ali naquele momento, mas também em nosso dia a dia, fez a grande diferença entre o que estávamos ouvindo e vendo nas manchetes dos maiores jornais do mundo e o que nós escolhemos acreditar, que é o poder e o domínio de todas as coisas, até mesmo diante das piores catástrofes mundiais. 

V: Ao longo dos últimos 5 anos, você abriu mais de 20 lojas aqui nos Estados Unidos.  Isso quer dizer que você realmente aposta e confia na economia desse País?

A: Sim, realmente tivemos um avanço tremendo nos últimos 5 anos. Eu acredito a economia dos Estados Unidos é uma economia estável, pois ela é o coração do mundo, o Dólar tem o poder de movimentar a bolsa de valores e é para os Estados Unidos que estão voltados os olhos do resto do mundo, economicamente falando. Mas o mais importante, quando decidimos apostar e investir em um projeto, é que o maior objetivo não seja o dinheiro, mas o crescimento de toda uma equipe. E esse foi sempre o meu maior projeto, crescer em equipe e abençoar famílias inteiras, ver a mão de Deus fazendo com que essas famílias prosperem através da Brazilian Wax by Andreia, isso ainda é o que me move, sem focar no dinheiro, colocando toda a minha energia em um propósito maior. O dinheiro, o lucro e a prosperidade financeira é simplesmente a consequência da prosperidade espiritual coletiva, quando crescemos juntos, o resultado é fantástico. Nesses últimos anos, fizemos novas conecções, expandimos para outros Estados e com isso, eu pude ver que os propósitos de Deus para a minha vida vão bem além de qualquer fronteira e eu estou disposta a cumprir com esses propósitos. Se eu não acreditasse nisso com todo o meu coração, eu teria fechado as portas em fevereiro e esperado até que passasse essa pandemia. Mas eu fiz o contrário, eu fui adiante e pude por a prova a minha fé e graças Deus, não fui envergonhada, pois crescemos e ficamos ainda mais fortes. Não estou falando apenas de mim, mas de toda minha equipe, todas as minhas funcionárias que não passaram por privações durante esse tempo difícil, viram e testemunharam o poder da mão de  Deus em meus movimentos. 

V: Olhando para trás, se você pudesse dar à você mesmo um conselho do futuro, que conselho seria esse, da Andréia de hoje, para a Andreia de 15 anos atrás? 

A: Eu não teria um conselho para a Andréia de 15 anos atrás, porque talvez a minha imaturidade não me permitiria entender o que eu iria dizer sobre a minha trajetória. Eu não tive uma receita, nem orientação e sempre a minha coragem e a minha fé que me conduziram, então, não existe nada melhor que eu poderia recomendar, a não ser que ela confiasse e ouvisse o que estava em seu coração. Mas com certeza eu lhe daria um longo e solidário abraço, um abraço amigo que muitas vezes eu precisei e não tive. Ao contrário, a palavra que eu mais escutei na vida, foi NÃO. Ouvi NÃOS de pessoas da minha comunidade; ouvi NÃO do Estate Board, da boca de um Juiz em uma Corte. Ouvi muitos nãos, mas nenhum deles me fizeram desistir dos meus objetivos. Eu cheguei aqui sem conhecer nada, sem falar inglês, e lutei muito, como a maioria dos imigrantes que vem para os Estados Unidos, e nada nunca foi fácil para mim. Mas aprendi com cada um desses nãos e usei todos eles para construir a fé que hoje eu tenho, que sempre foi grande, mas diante de tudo o que eu passei aqui, ficou gigante. O meu inglês ainda não é perfeito, mas isso não importa, eu não quero ser confundida com uma americana, eu quero sim, que as pessoas olhem para mim como a Brasileira que chegou, abriu seus próprios caminhos e venceu. Hoje sou Brasileira/Americana, sou respeitada pelo meu trabalho e pela minha trajetória, tenho uma empresa que cresce a cada dia e que emprega, sustenta e dá dignidade à muitas famílias e ainda me possibilita realizar grandes projetos humanitários no Brasil, aqui, na África e se Deus permitir, ainda irei por muito além das fronteiras. Tenho muito orgulho de cada passo que dei. Então, quando eu olho para a Andréia de 15 anos atrás eu sei, que ela iria suspirar fundo, e de joelhos agradecia a Deus pelas sementes que estavam ali em seu coração naquele momento e certamente ela me diria: EU QUERO SER COMO VOCÊ QUANDO EU CRESCER!  

V: Vejo pessoas se inspirando em você, e também outras com inveja do seu sucesso, o que faz com que muitas delas fracassem em seus negócios, isso te incomoda?

A: Ter alguém como referência é muito saudável, no meu caso, com relação à Brazilian Wax, eu não tive em quem me inspirar, não tive um norte para olhar, tive que confiar nos meus instintos. E por isso hoje eu fico extremamente honrada quando vejo as meninas se inspirando em mim. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, eu não me incomodo quando vejo outros negócios do mesmo segmento sendo abertos, pois há espaço e campo para todos, basta agir com discernimento e honestidade. 

Eu me alegro quando minhas funcionárias dizem que chegou a hora de dar um passo adiante, é claro que eu desejo que todas cresçam e prosperem, pois sempre haverá pessoas dando o primeiro passo e outras se movendo adiante. E eu fico feliz com a felicidade delas, pois elas saem da Brazilian Wax prontas, agradecidas por tudo o que aprenderam ali e com a benção de Deus e o meu carinho começam seus próprios negócios. Isso é uma honra para mim, saber que eu mostrei o caminho e sou a referência de sucesso que elas carregam em suas bagagens me deixa muito feliz. A essas o que eu tenho a dizer é que o sucesso virá certamente, assim como veio também para mim.

Claro que tem aquelas que se aproximam com inveja, mas infelizmente o fruto da inveja é o fracasso. Isso é triste e lamentável, pois eu sei o quanto custa começar um novo negócio, pois dele vai depender o sustento da família. Ver o fracasso dessas pessoas me entristece muito. Não precisava ser assim, tudo poderia ser diferente, se tivessem agido de outra maneira. A inveja é maligna e dela, não há como colher bons frutos. 

Então se você me pergunta como eu lido com a inveja das pessoas, eu posso te dizer que lamento muito por isso. Tudo o que Deus tem permitido na minha vida, e vou dizer isso sem a pretensão de ser arrogante, mas eu sinto que mereço, pela forma que decidi e tenho conduzido a minha vida, diante e debaixo da autoridade de Deus. Tenho cumprido com os seus mandamentos, tenho sido fiel nos seus princípios, nos valores e no modo como Deus quer que todos nós vivamos. Claro que também tenho defeitos e falhas diárias, pois a perfeição só alcançaremos quando estivermos com Ele na glória, mas eu busco diariamente, ser e agir de acordo com o que eu aprendo de Deus. A inveja dos outros sobre mim é algo que eu não tenho controle, isso não é um problema meu, e sim delas. Mas o que eu faço com essa informação sim é um problema meu, e eu não permito que isso alcance o meu coração. Ao contrário, eu estou aqui a disposição para compartilhar todo o meu conhecimento e principalmente para falar do quanto é maravilhoso servir a um Deus que não permite que a inveja alheia destrua os sonhos e planos Dele na vida de quem o ama, assim como eu amo. 

V: Como você vê o posicionamento da mulher atual no mundo dos negócios? É possível ser empreendedora e ao mesmo tempo desempenhar com excelência o papel de mãe, esposa e dona de casa?

A: Eu acho muito lindo o papel que a mulher ocupa nos dias de hoje. Eu me lembro muito da minha avó e da minha mãe, em um tempo que o papel da mulher era cuidar da casa e dos filhos. Lembro que minha mãe saia as escondidas para trabalhar como manicure, pois naquela época, trazer o sustento da família para dentro de casa era papel exclusivo do homem. Depois, com o divórcio, as coisas mudaram dentro da nossa casa e minha mãe teve que suprir a falta do nosso pai e então saia para fazer unhas e serviços domésticos. E foi ali que comecei a ver que o papel da mulher podia sim ir além da pia, do fogão e do tanque de lavar roupas. 

Hoje, cada dia mais admiro a ousadia das mulheres e das posições que elas vêm ocupando ao longo desses anos, à frente de grandes negócios, como líderes, propietárias, CEOs e gestoras de empresas de grande porte. Sim os tempos mudaram e graças a Deus que eu faço parte desse novo tempo. Cada dia mais corajosas e independentes, isso é muito lindo e forte. Estamos crescendo de maneira em geral, mas o mais lindo de tudo isso é que nada disso nos impede de continuarmos sendo boas esposas, mães e donas de casa. Deus nos deu tanta inteligência que conseguimos gerenciar e manter o controle dos negócios e da nossa casa com excelência.

Quando estou em no trabalho eu consigo colocar o meu foco totalmente no trabalho e quando estou em casa, eu me entrego totalmente à minha casa, aos meus filhos e ao meu marido. E ali sou 100% mãe e esposa, gosto de cuidar, de participar da vida de cada um deles, e adoro ir pra cozinha fazer o bolo predileto da família. Ou seja, a mulher de negócios, corajosa e empreendedora, não atrapalha em nada a dona de casa que eu sou, as duas vivem em harmonia total. E isso é o mais importante para mim, pois de nada adiantaria se eu fosse um sucesso nos negócios e um fracasso para minha família. No meu coração, a família é o meu primeiro ministério e por isso, casa e trabalho precisam estar alinhados, se algum dia eu tiver que optar por um deles, (o que eu espero que nunca aconteça), eu fico com o ministério mais lindo e perfeito que Deus me deu… a minha família!

V: Qual é a sua definição do companheiro ideal para a mulher dos dias de hoje?

A: Eu não seria a mulher que eu sou, nem teria todo o sucesso que tenho conquistado, sem a ajuda e o companheirismo do meu marido. Tudo o que temos é fruto de um trabalho executado por nós dois em primeiro lugar. Ele é que me dá todo o suporte, que coloca a nossa vida em primeiro plano, caminhando lado a lado comigo. Ele é o meu alicerce, a minha certeza, é dele que vem a minha força e o que mais me emociona é que ele acredita nos meus planos, nos meus sonhos,  no propósito de Deus para os nossos negócios. Ele abraçou a minha causa e fez dela a causa dele também. Hoje a Brazilian Wax By Andreia não é mais um projeto da Andreia, mas sim da família Guilmet. E eu ainda chamo de “projeto”, porque estamos em fase de crescimento onde o limite só Deus pode medir. Se eu pudesse dar aos maridos um único conselho, seria: Marido, acredite nos sonhos das sua esposa, aposte nos seus projetos e trabalhe junto com ela e acredite, vocês dois crescerão juntos e serão abençoados tremendamente. Não se coloque na posição onde um manda e o outro obedece, mas caminhem juntos. Deixe a sua esposa desabrochar como uma linda flor e os resultados serão grandes frutos para toda a família. 

V: O seu sucesso tem cumplices? A quem você dedicaria uma porcentagem do seu sucesso, quem ajudou você a ser e a ocupar o lugar que você ocupa hoje, na vida e nos negócios?

A: Em primeiro lugar – Deus, até aqui o Sr. me ajudou, mas definitivamente, eu jamais estaria aqui sem uma excelente equipe, além é claro do meu marido, que já relatei na resposta acima. Mas eu não poderia deixar de falar das minhas filhas Beatriz e Juliana. Beatriz sempre foi minha parceira, desde criança sempre esteve comigo e logo após veio a Juliana, que também me ajuda muito. A base da Brazilian Wax By Andreia é antes de tudo a família envolvida 100% em tudo. Eu não poderia deixar de falar da minha equipe, hoje com quase 40 gerentes maravilhosas, ajudando, cuidando das lojas como se fossem seus próprios negócios, abraçando a empresa, em um trabalho lindo e diário junto às esteticistas. Eu nem tenho palavras para agradecer a cada uma delas, pois o nosso sucesso é graças a elas também. As nossas esteticistas desenvolvem um ótimo trabalho, garantindo a satisfação dos nossos clientes, que são a cereja do nosso bolo. 

Na parte administrativa ainda tem a Daniela, que com dedicação cuida das contas, dos documentos e faz tudo com muito amor. O Roger que cuida da distribuição e com cuidado de não deixar faltar produtos nas lojas. Enfim, eu tenho uma grande, comprometida e excelente equipe, onde a maioria das pessoas que estão ali, estão a mais de 10 anos comigo. Crescendo junto com a Braziian Wax. Quero portanto, aproveitar o espaço aqui, para expressar todos vocês,  o meu respeito e agradecer a essa equipe maravilhosa, honesta, eles são os verdadeiros cumplices de todas as nossas vitórias, a cada um deles pelo trabalho, respeito e dedicação depositado na empresa ao longo de todos esses anos, eu muito obrigada! 

V: Quais as suas perspectivas para 2021, o que você espera do novo governo americano para a economia do País e também para os nossos irmãos, imigrantes brasileiros que ainda estão sem um status imigratório legal? 

A: Eu sou muito otimista, a minha fé e a minha esperança estão em Cristo, só Nele, no Rei Jesus Cristo e não nas mãos de nenhum governo e por isso, não há crise, não há desespero nem falência em Cristo. Ele é um pai que cuida de seus filhos, e aqueles que estão em cristo comerão e beberão do melhor de Deus, é essa a minha certeza, tanto que para 2021 já temos novos sonhos e projetos, porque eu confio na providência de Deus e não me aflige, não me assusta nem me atrapalha nenhum velho ou novo governo. E o que eu desejo e peço a Deus que aconteça é que em 2021 portas se abram para os nossos irmãos imigrantes, para que eles possam viver com dignidade, ir ao trabalho sem medo e também ir ao Brasil visitar e cuidar de seus familiares e poder enfim, prosperar nessa terra que é sim uma terra de muitas oportunidades, mas que também, acomoda muito sofrimento e lágrimas causadas pela distância e pela saudade. 

V: O que você diria às mulheres que olham para você como uma fonte de inspiração, como um exemplo a ser seguido, não com inveja, mas com admiração e respeito? 

A: Eu diria, que isso me alegra muito, quem não se sentiria bem sabendo que é fonte de inspiração? Eu também me inspiro em outras pessoas e isso é extremamente saudável. Por isso, quero aproveitar para deixar aqui a minha palavra à você, que também trabalha no ramo de depilação e em algum momento olhou para mim como espelho para o seu negócio. Me procure se quiser um conselho, me convide para um café se quiser ouvir a minha opinião. Eu te prometo, que se eu não puder te ajudar, nem te abençoar, eu jamais irei te amaldiçoar. Existe lugar para todas nós, e Deus tem coisas grandes para todos, basta trabalhar honestamente, buscando orientação e conhecimento. E por estar nesse ramo a tanto tempo, eu sei que tenho muito para compartilhar com vocês. Estou a disposição, para ajudar e para abençoar a sua vida. 

V: E por fim, conte só para a Viver Magazine, qual é o segredo do seu sucesso, qual é a fórmula secreta da prosperidade financeira?

A: Em todas as entrevistas que dou, tenho enfatizado 3 pilares que sem eles considero muito difícil conseguir sucesso, mas se executados corretamente, podem te levar ao topo do mundo.

O primeiro pilar – O trabalho, a bíblia dize que “Do suor do trabalho comereis o melhor dessa terra”. Existem muitas pessoas que querem prosperar sem suor, sem trabalho, mas esse pilar é fundamental pois nada nasce grande, tudo nasce pequeno e vai crescendo aos poucos, não subestime o tamanho do seu trabalho, acredite nele e prossiga. 

O Segundo pilar – Administração, tem muitas pessoas aqui em Atlanta, fazendo muito dinheiro, mas não sabem administrar o dinheiro que ganham. Tem muitos brasileiros que gastam seu dinheiro suado, vindo de trabalhos pesados e de uma carga horária desumana, para ostentar, vivendo de aparências, querendo mostrar aos outros uma realidade que não existe. Isso é triste, pois todos nós sabemos o quanto é difícil ganhar dinheiro trabalhando honestamente. Por isso eu digo, que o sucesso financeiro depende muito da administração do dinheiro.  

Se você conseguir administrar o pouco, terá a oportunidade de administrar o muito. E muitas vezes, Deus não permite a prosperidade financeira na vida de uma pessoa, porque sabe que ela não vai saber administrar bem o dinheiro.

Então, administrar bem as finanças, é algo que precisamos aprender logo cedo. Se você tem dificuldades para administrar o seu dinheiro, procure ajuda, tem ótimos educadores financeiros que certamente, poderão aconselhá-lo sobre esse assunto, procure ajuda o quanto antes.

E por último, O terceiro pilar, o verdadeiro e maior segredo da minha prosperidade – Fidelidade, a Brazilian Wax By Andreia, tem como princípio primordial, a fidelidade no dizimo e nas ofertas, isso é uma lei divina que eu acredito. Ser fiel a Deus sobre todas as coisas. 

Quando o rio de Deus desce sobre a minha vida, ele não para em mim, ele me transborda e esparrama nos outros. O dinheiro não fica na minha casa, ele vai para o Brasil, para a África, para a minha família, meus filhos, nossos funcionários, vai para a honra dos meus pais, enfim…é um rio que não para. Esse é um princípio poderoso que vem de Deus para a Brazilian Wax By Andreia e consequentemente, da Brazilian Wax By Andreia para as nações da terra. Esses 3 pilares, definem o segredo do nosso sucesso: Trabalho, administração e fidelidade.