Matérias Saúde 

Dr. Francisco Puentes, MD FACE O endocrinologista da comunidade brasileira em Atlanta, GA

Conheça um pouco mais sobre o Endocrinologista Dr. Francisco Puentes e a Clínica “Endocrine Specialists of Georgia LLC”

O Doutor Francisco Puentes, nasceu na Colômbia e foi criado na Venezuela. Estudou Medicina na Universidade de Zulia em Maracaibo, Venezuela, e formou-se médico em 1990. Em seguida, formou-se como Estagiário por 2 anos na Venezuela e como Pesquisador (Unidade de Transplante Renal) por mais 2 anos no Hospital Universitário de Maracaibo, Venezuela .

Atuou como Professor Assistente (Farmacologia e Fisiologia) na Faculdade de Medicina da Universidade de Zulia até 1999. Ele foi selecionado para trabalhar como Tesoureiro por 2 anos na Associação de Professores de Medicina da Universidade de Zulia. O Dr. Puentes iniciou o programa de Residência em Medicina Interna em 1994 e o concluiu em 1997 no Hospital Universitário de Maracaibo, Venezuela.

Ele também obteve seu Doutorado em Ciências Médicas na Universidade de Zulia.

Em 1999, ele decidiu se mudar para os Estados Unidos com sua esposa e filho e iniciou o programa de Residência em Medicina Interna no Medical College of Georgia em Augusta GA 1999-2002. Ele concluiu sua bolsa de estudos em endocrinologia em 2004 no Medical College of Georgia.

Se mudou para Dalton GA em 2004 e trabalhou como endocrinologista, e desde 2007 ele trabalha como endocrinologista em Marietta GA no WellStar Health System.

Ele gosta de passar o tempo com seus 2 filhos e adora dançar com sua esposa em seu tempo livre.

Atender a comunidade brasileira tem sido também, uma de suas alegrias em seu trabalho, já que a nossa cultura é muito alegre e isso torna o seu dia a dia no trabalho ainda melhor. 

O Dr. Puentes atende em seu próprio consultório em Carterville GA, ele é certificado pelo Conselho Americano de Medicina Interna em Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Ele é fluente em inglês e espanhol e agora também está arranhando um pouquinho em português.

EDUCAÇÃO E TREINAMENTO

Escola de medicina

Georgia Regents University / MCG, Endocrinology Fellowship – 2004

Medical College Of Georgia, Programa de Residência em Medicina Interna – 2002

Hospital Universitário, Maracaibo, Venezuela, Programa de Residência em Medicina Interna – 1997

Bolsa de Pesquisa em Hospital Universitário, Outra Educação – 1993

Hospital Adolfo Pons, Maracaibo, Venezuela, Estágio – 1992

Univ Del Zulia, Esc De Med, Maracaibo, Venezuela, Faculdade de Medicina – 1990

ESPECIALIZAÇÃO

Endocrinologia, diabetes e metabolismo Medicina interna

CONDIÇÕES TRATADAS Hipertireoidismo, Bócio Não Tóxico, Diabetes mellitus, Gravidez ou parto complicados, Diabetes Mellitus (DM), Disfunção Ovariana, Substituição de testosterona, Câncer de tireóide.

A Endocrine Specialists of Georgia LLC, é  uma clínica especializada em Endocrinologia de Adultos. Com mais de 30 anos de experiência e vários anos de treinamento médico de pós-graduação, o Dr. Francisco Puentes se dedica a fornecer aos seus pacientes e à comunidade o melhor nível de especialização médica no campo da endocrinologia. Endocrine Specialists of Georgia LLC fornece o melhor diagnóstico médico e tratamento de distúrbios endocrinológicos, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes mellitus, osteoporose, distúrbios do cálcio, distúrbios hipofisários, ginecomastia e carcinoma da tireoide. Além disso, o Dr. Puentes é o principal especialista na detecção e tratamento da deficiência de testosterona (hipogonadismo), devido aos seus anos de treinamento, experiência e prática. Endocrine Specialists of Georgia LLC também realiza ultrassonografia da tireoide e biópsia de nódulos da tireoide para garantir um exame e diagnóstico adequados.

Terapia de testosterona – Se você tem sintomas de baixa testosterona que afetam sua vida cotidiana, além de ter baixos níveis de testosterona no sangue, então talvez a terapia de reposição de testosterona seja para você. Uma decisão médica desta natureza deve ser discutida com seu médico e um especialista que o ajudará a decidir se este tratamento é adequado para você. Tal como acontece com muitas opções de tratamento, existem riscos, bem como recompensas, que devem ser totalmente discutidos com seu médico antes do tratamento. Se o seu médico prescrever um tratamento para aumentar seus níveis de testosterona, a maioria dos estudos mostra melhora na disfunção erétil, desejo sexual, força muscular e densidade óssea. Esses efeitos variam de paciente para paciente, alguns homens também citam uma melhora na acuidade mental e foco com melhora do humor. Lembre-se de que a terapia de reposição de testosterona não é para todos os pacientes do sexo masculino. Os sintomas de baixa testosterona por si só, sem os exames de sangue para corroborar a baixa testosterona, geralmente não são suficientes para prescrever essa opção de tratamento.

Sintomas de baixa testosterona

Há um grupo de exames de sangue que o seu médico pode pedir para descobrir se você tem uma discrepância de testosterona no sangue. Pode haver uma variedade de razões pelas quais a baixa testosterona pode ocorrer, incluindo hipogonadismo. Os sintomas de baixa testosterona podem incluir depressão, dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga, falta de libido, perda de cabelo corporal e facial. Outros sintomas podem incluir falta de impulso e / ou concentração sexual, além de possível disfunção erétil.

Riscos da terapia de substituição – A suplementação de testosterona também apresenta riscos. Um dos efeitos colaterais potenciais é uma erupção cutânea ou irritação com coceira onde o gel ou creme de testosterona é administrado. Efeitos colaterais mais sérios podem incluir aumento do risco de nível elevado de hematócrito, ataque cardíaco e / ou acidente vascular cerebral. Existem também alguns problemas de saúde que os especialistas acreditam que podem piorar o tratamento com testosterona, como hipertrofia benigna da próstata (aumento acelerado da próstata), apneia do sono, agravamento do câncer de próstata e coágulos de sangue.

Benefícios da terapia

Cada homem é diferente e é impossível prever benefícios específicos para cada indivíduo. Dito isso, muitos pacientes do sexo masculino relatam melhorias perceptíveis em suas vidas diárias. Os benefícios mais frequentes são um melhor nível de energia, desejo sexual, qualidade da ereção, massa muscular, densidade óssea e sensibilidade à insulina. Os homens geralmente relatam uma melhora no humor associada à reposição de testosterona. A maioria dos pacientes lista melhorias na maioria, senão em todas essas categorias. No entanto, o grau em que alguns pacientes avaliam a melhora é amplamente variado.

Distúrbios da tireóide – Os distúrbios da tireoide podem variar de um bócio pequeno e inofensivo (glândula aumentada) que não precisa de tratamento até um câncer com risco de vida. Os problemas de tireoide mais comuns envolvem a produção anormal de hormônios da tireoide. O excesso de hormônio tireoidiano resulta em uma condição conhecida como hipertireoidismo.

O hipertireoidismo (também conhecido como tireoide hiperativa) pode acelerar o metabolismo do corpo, causando perda de peso não intencional e batimento cardíaco rápido ou irregular. Os problemas causados ??por uma tireoide hiperativa continuarão, a menos que sejam tratados. Na maioria dos casos, o hipertireoidismo pode ser curado, mas se não for tratado, o hipertireoidismo pode causar problemas graves no coração, ossos, músculos, ciclo menstrual e fertilidade.

Distúrbios da tireóide

Bócio, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Câncer de tireoide e Nódulos da tireoide.

O hipotireoidismo é outro risco sério de distúrbios da tireoide. Com o hipotireoidismo, a glândula tireóide é incapaz de produzir hormônio tireoidiano suficiente para manter o corpo funcionando normalmente. Uma causa comum é a doença auto-imune, como a tireoidite de Hashimoto. Os sintomas incluem fadiga, fraqueza e prisão de ventre. Se não for tratado, o hipotireoidismo pode levar a muitas complicações, incluindo problemas cardíacos e, em alguns casos graves, a morte.

Osteoporose – A osteoporose pode ser devida à massa óssea máxima abaixo do normal e à perda óssea acima do normal. A perda óssea aumenta após a menopausa devido aos níveis mais baixos de estrogênio. A osteoporose também pode ocorrer devido a uma série de doenças ou tratamentos, incluindo alcoolismo, anorexia, hipertireoidismo, doença renal e remoção cirúrgica dos ovários. Certos medicamentos aumentam a taxa de perda óssea, incluindo alguns anticonvulsivantes, quimioterapia, inibidores da bomba de prótons, inibidores seletivos da recaptação da serotonina e glicocorticosteroides. Fumar e muito pouco exercício também são fatores de risco. A osteoporose é definida como uma densidade óssea de 2,5 desvios padrão abaixo da densidade de um adulto jovem. Isso normalmente é medido por absorciometria de raios-X de energia dupla.

Qual é o melhor tratamento para a osteoporose? Os bisfosfonatos são geralmente a primeira escolha para o tratamento da osteoporose.

Não há cura para a osteoporose, mas o tratamento adequado pode ajudar a proteger e fortalecer os ossos. Esses tratamentos podem ajudar a retardar a quebra do osso em seu corpo, e alguns tratamentos podem estimular o crescimento de um novo osso.

Para mais informações ou para agendar uma consulta, acesse o nosso website: endocrinologyga.com ou ligue: 770.515.9566

Endocrine Specialists of Georgia LLC  – Cartersville GA & Metro Atlanta Area.

Related posts