Home Matérias Diabetes e colesterol em crianças e adolescentes

Diabetes e colesterol em crianças e adolescentes

14
0

Já é tempo de voltar às aulas. As férias passaram muito rápido e até parece que foi ontem que elas começaram. Nesta época do ano, temos muitas coisas para organizar, antes de começarmos mais um ano escolar e uma das coisas importantes, é levar os filhos para um exame médico anual.

Você sabe por que é importante fazer todos os anos esta consulta médica, independentemente da idade?  É importantíssimo checar a saúde física e emocional dos seus filhos para que eles possam ter uma boa saúde, o que os proporcionará uma melhor concentração nos estudos e também, em suas atividades extracurriculares.

As consultas médicas para as crianças possuem cinco partes, vamos conferi-las:

Visão, Audição, Exame físico, Avaliação para Depressão e Ansiedade e também, os temas que abordaremos hoje: Diabetes, pressão alta e colesterol.

Com certeza você vai pensar que crianças e jovens não possuem esses tipos de problemas não é mesmo? Mas sim, infelizmente nos últimos dez anos, uma grande quantidade de crianças tem sido diagnosticadas com estas doenças, principalmente a diabetes e o colesterol. Algumas vezes, muito desses jovens e crianças não apresentam nenhum sintoma ou, quando sentem algo, pensam que é devido a alguma outra coisa, como cansaço físico, por exemplo.

Mas, o que é Colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura), produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Em nosso sangue existem dois tipos de colesterol:

• Colesterol LDL: Conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.

• Colesterol HDL: conhecido como “bom”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Com um simples exame de sangue pode-se diagnosticar esses casos e é melhor que eles sejam descobertos precocemente, o que com algumas mudanças na dieta alimentar e na rotina diária da criança, pode-se controlar ou eliminar completamente as chances de isso se tornar um problema de saúde crônico.

Em síntese, todos esses exames são muito importantes para o desenvolvimento físico e mental dos seus filhos e eles podem ser feitos em uma simples visita ao consultório médico.