quinta-feira, 18 abril, 2024 19:04

MATÉRIA

Cruroplastia – Lifting de Coxa

O Lifting da Coxa, Dermolipectomia de Coxa ou Cruroplastia é a cirurgia que remove o excesso de gordura e pele flácida da região interna das coxas, diminuindo sua circunferência, eliminando o excesso de pele caída e devolvendo ao membro um contorno mais jovem, liso, tonificado e definido.

Pode ser realizada isoladamente ou combinada com outros procedimentos de melhoria do contorno corporal. A lipoaspiração da região interna do membro é associada nas coxas que possuem maior adiposidade, para que melhores resultados sejam alcançados.
A coxas, ao longo do tempo, sofrem alterações. O envelhecimento, oscilações de peso e características genéticas podem conferir características de desproporcionalidade, aparência flácida, envelhecida e pouco atraente ao membro.
A pele perde características de elasticidade e retração, se torna mais frouxa e caída. A flacidez torna-se evidente. Em casos mais extremos o excesso de pele cai de tal maneira que se cria um prolongamento de tecido cutâneo e adiposo na região interna e inferior da coxa.
A cirurgia de lifting da coxa ou cruroplastia é um procedimento cirúrgico que objetiva corrigir essas alterações. Dessa forma, excesso de adiposidade e pele são ressecados para se adequar melhor ao seu conteúdo profundo. A lipoaspiração pode completar o procedimento, retirando excessos de gordura da região interna da coxa, dando-lhe melhor forma e definição.
O maior inconveniente desse procedimento é a cicatriz que produz. Apesar de serem posicionadas na região interna e raiz da coxa, onde se tornam menos perceptíveis, em geral são cicatrizes extensas. Nos casos em que há muito excesso de pele, elas podem se estender desde a raiz da coxa até a região imediatamente acima do joelho. Por ser uma região de movimento frequente essas cicatrizes precisam de cuidados redobrados no período pós-operatório para diminuir os riscos de deiscências e alargamento da cicatriz.
Por que as pessoas escolhem a Cruroplastia? A aparência dos membros inferiores pode mudar significativamente ao longo do tempo. O excesso e a flacidez da pele, presença de adiposidade e perda de tônus muscular, especialmente devido ao envelhecimento e flutuações de peso, levam a uma aparência pouco atraente e indesejada das coxas.
Muitos pacientes, principalmente mulheres se sentem incomodadas pelo excesso de pele e adiposidade que se forma na região interna da coxa, dificultando ou evitando o uso de determinadas roupas e deixando-as desconfortáveis em roupas de banho. O excesso de pele e gordura nessa região também provoca assaduras e irritação pelo atrito entre uma coxa e outra, limitando atividades físicas nesses pacientes.
A Cruroplastia permite:
Reduzir o excesso de pele e gordura da região interna das coxas
Remodelar a coxa deixando-o com a pele mais lisa e contorno suave
Devolver aparência mais tonificada ao membro inferior
O objetivo da Cruroplastia é remover o excesso de pele e gordura da coxa para lhe conferir um aspecto mais liso, com menos adiposidade e flacidez, e mais jovem.
Pode ser associada a outros procedimentos. A lipoaspiração em geral é associada nos membros com maior adiposidade. Pacientes que perderam muito peso (por dieta ou pós cirurgia bariátrica) apresentam queixas frequentes quanto essa região, sendo um dos principais motivos de procura de cirurgia, perdendo apenas para a mama e o abdômen.
A cirurgia é feita, geralmente, com bloqueio espinhal (anestesia peridural ou raquianestesia) ou anestesia geral. Após demarcação da quantidade de tecidos a serem removidos, realiza-se incisão e ressecção do excesso de pele, posicionando a cicatriz final na região interna e raiz da coxa. As cicatrizes tendem a ser grandes, quanto maior a flacidez, maior será sua extensão.
Durante a sua consulta, Dr. Rodrigo irá rever todos esses aspectos da cruroplastia com você. Questões como cicatriz, tamanho e posição dela, cuidados pós-operatórios, possibilidades de retoques futuros serão exaustivamente discutidos com você.
É importante evitar a aspirina, antiinflamatórios e outros medicamentos que alteram a coagulação do sangue durante pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Além disso, não comer ou beber nada depois da meia-noite na noite antes da cirurgia.
A cirurgia leva cerca de 2 a 3 horas e é realizada sob bloqueio espinhal (anestesia peridural ou raquianestesia) ou anestesia geral por um anestesista.
A incisão para uma Cruroplastia é colocada em posição interna e na raiz da coxa. Essa posição é preferida por melhor esconder a cicatriz. As incisões são fechadas meticulosamente com múltiplas camadas para conseguir o melhor resultado possível.
Os pacientes são encorajados a andar na noite da cirurgia para prevenir coágulos sanguíneos. O uso de meias elásticas anti-trombóticas são utilizadas desde o ato operatório e mantidas por cerca de 5 dias após a cirurgia.
Podem ser necessários uso de drenos, que em geral são retirados em 3-5 dias.
O uso de malha de contenção apropriada faz parte dos cuidados pós-operatórios e devem ser seguidos conforme orientação. A malha ajudará na diminuição do inchaço pós-operatório e modelamento da coxa.
Drenagem linfática pode ser iniciada na segunda semana de pós operatório com profissional habilitado e habituado com esse tipo de procedimento.
O período de recuperação dura 2 – 3 semanas para retorno da maior parte das atividades diárias normais. Atividade extenuante ou trabalho pesado deve ser evitado por 3-4 semanas. Deve se evitar movimentos amplos com as coxas. Medidas de prevenção de cicatrizes hipertróficas e queloides (pomadas, placas de silicone) são incentivadas.