quinta-feira, 28 março, 2024 13:04

MATÉRIA

Como o açúcar afeta o organismo

Você sabe como o açúcar realmente afeta o nosso organismo? Os especialistas em medicina e nutrição consideram alguns alimentos consumidos frequentemente como grandes responsáveis pelo aparecimento de doenças de diferentes naturezas.

Sem ir mais longe, o açúcar tem estado em foco há décadas, dados os estudos científicos que corroboram seus efeitos nocivos sobre o organismo. Na verdade, não são poucos os especialistas que recomendam reduzi-lo ou eliminá-lo completamente da nossa dieta.

Em primeiro lugar, devemos saber que esta substância está presente na maioria dos produtos que encontramos no supermercado, inclusive naqueles com sabor salgado, como picles ou pão. Ler atentamente os rótulos desses alimentos nos ajudará a controlar a quantidade de açúcar que consumimos, mas, como veremos mais adiante, às vezes esses dados resultam confusos.

Efeitos Do Açúcar No Organismo

Como dissemos anteriormente, os estudos falam do açúcar como um alimento prejudicial para o organismo se o ingerimos em excesso. Nesta linha, está associado ao aparecimento de problemas como os seguintes:

1. Ganho de Peso – Geralmente, os alimentos ricos em açúcar contêm uma alta porcentagem de calorias e gorduras saturadas. Este excessivo fornecimento calórico provoca um aumento de peso e aumenta o risco de sofrer sobrepeso e/ou obesidade.

2. Retenção de Líquidos – Isso envolve o inchaço em áreas como as mãos, as pernas e o contorno dos olhos, assim como o aparecimento de olheiras, varizes e aranhas vasculares. Claro, também afeta negativamente a circulação sanguínea.

3. Problemas Dentários – O açúcar é o principal substrato das bactérias presentes na boca, que por sua vez dão lugar as temidas cáries. Quanto maior o consumo de açúcar, maior será a atividade dessas bactérias, por isso que os nossos dentes, ossos e gengivas se verão afetados.

4. Distúrbios da Pele – O excesso de açúcar causa que, em nosso organismo, haja um nível menor de vitamina C, o que favorece o aparecimento de rugas na pele e a aceleração do envelhecimento. Além disso, os açúcares estimulam a atividade das glândulas sebáceas, o que se manifesta no aparecimento da acne.

5. Doenças cardiovasculares – O açúcar adiciona elementos prejudiciais ao nosso sangue, o que dificulta a circulação. Como resultado, as artérias têm que realizar um sobre-esforço e a tensão aumenta, o que significa que o coração tem que bater com mais força. Assim, o consumo desta substância está associado com os problemas cardiovasculares.

Efeitos Do Açúcar No Cérebro

O consumo elevado de açúcar reduz a quantidade de dopamina no cérebro, sendo esta uma substância química relacionada com o prazer e a memória. É por isso que cria dependência e por que favorece o aparecimento de episódios depressivos. Na verdade, alguns especialistas comparam seus efeitos com os do tabaco e drogas.

Lista de Alimentos sem Açúcares

Embora a maioria dos alimentos que encontramos nos supermercados convencionais apresentem um alto nível de açúcares, podemos encher as bolsas de compra com outros produtos livres do mesmo. Alguns deles são:

Frutos secos, Produtos lácteos naturais, Verduras não processadas, Carnes não processadas, Legumes, Ovos, Peixes e Azeite de oliva.

Claro, esses alimentos devem ser naturais e não processados, de modo que eles não tenham sido adicionados de açúcar nem outras substâncias nocivas.

“Sem Açúcares Adicionados”

Nesse sentido, devemos saber que em muitas ocasiões a rotulagem do produto não informa adequadamente o consumidor sobre os ingredientes que contém. Em mais de uma ocasião, teremos observado o slogan “sem açúcares adicionados”, assumindo que estes se tratam de alimentos mais saudáveis e menos calóricos do que os outros.

No entanto, na maioria dos casos, trata-se de uma simples estratégia de marketing que aproveita a falta de conhecimento do cliente para conseguir um maior número de vendas. Assim, a muitos desses produtos é adicionada uma grande quantidade de gorduras para imitar o bom sabor que conseguiria o açúcar como ingrediente. Além disso, costumam ser adicionados adoçantes, que não deixam de ser substâncias químicas e manipuladas artificialmente.

Por estas razões, é importante ler com atenção as informações da embalagem desses produtos e nos informarmos adequadamente sobre cada um dos seus componentes.