segunda-feira, 15 abril, 2024 23:21

MATÉRIA

Azeite de Oliva Um Grande Aliado da Saúde e da Beleza!

De acordo com pesquisas realizadas por cientistas dinamarqueses, do Hospital Universitário de Copenhagen, o consumo de azeite extra virgem pode auxiliar na prevenção do câncer. Durante duas semanas, foram monitoradas 182 pessoas e o resultado final foi de que, todos que consumiram no mínimo 25 ml de azeite por dia, apresentaram níveis mais baixos de uma substância que enfraquece as células do corpo bem como de fatores que deprimem a imunidade. Isto porque o alto teor de ácido oleico – principal ácido graxo do azeite – contribui para neutralizar, de forma significativa, o gene da doença chamado Her-2. O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada e seu consumo regular, aliado à presença de antioxidantes, provoca inibição dos radicais livres agindo diretamente no crescimento de tumores, lesões e atenuando reações inflamatórias.

Durante os estudos, os cientistas observaram que, na prevenção do câncer o azeite de oliva extra virgem é o mais indicado por conter a substância semelhantes ao ibuprofeno – um importante agente anti-inflamatório-, além de ser útil no combate às doenças crônicas por ter as suas características fortalecidas a partir do seu preparo. “No processo de fabricação é necessário que a oliva seja prensada em uma temperatura baixa, ou seja, a frio para não destruir suas propriedades. O extra virgem é classificado como o melhor da categoria, pois além do alto teor de antioxidantes, tem acidez de até 1%, o que significa que quanto mais baixo for o teor melhor será a qualidade”, pondera Dr.Daniel Magnoni, chefe do setor de nutrologia e cardiologista do Hospital do Coração.

O azeite extra virgem é reconhecido pelo FDA – Food and Drug Administration -, como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes reduz os riscos do câncer bem como fortalece o sistema imunológico. “Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), que possui gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais, além de ser fonte de vitamina E além de vários compostos que são antioxidantes. Ao consumir o azeite de oliva estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de poli-insaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros”, explica Dr.Magnoni.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol “bom”) e a reduzir o LDL (colesterol “ruim”). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poli-insaturada e até 7%, da saturada. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite melhora a resistência à insulina e consequentemente diminui a glicose do diabético.

O azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice, melhor é para a saúde. Por isso o mais indicado é o extra virgem. Nesta opção, o azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer.

Confira mais benefícios do azeite para a saúde e corpo:

1 Ação antioxidante

O azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas. Os antioxidantes contidos no azeite são tão fortes que as árvores oliveiras são capazes de regenerar e auto proteger seus galhos e frutos. Além disso, a opção também tem propriedades anti-inflamatórias e é indicado como um hidratante facial para quem tem a pele seca. A dica também é válida para quem tem os lábios rachados.

2 Protege o coração e cérebro

O azeite consegue reduzir a formação de placas ateromatosas (compostas por lipídeos e tecido fibroso), que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias. A opção também é rica em vitamina E, protegendo de câncer e doenças cardíacas, como o infarto. Além disso, já foi comprovado pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, na França, que a opção também ajuda a prevenir derrames.

3 Fortalece as unhas

As vitaminas contidas no azeite ajudam a hidratar e fortalecer as unhas. A dica vale para quem tem unhas escamadas, manchadas, quebradiças, ou para quem vive trocando de esmaltes (que também pode enfraquecer as unhas).  Com um algodão, aplique o azeite nas unhas depois da limpeza, hidratação e antes de aplicar o esmalte, assim as unhas ficarão fortes e hidratadas para receber o cosmético.

4 Reduz o mau colesterol                                                                                          

O azeite é um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a conter o mau colesterol (LDL – Lipoproteína de Baixa Densidade). O consumo em excesso não é recomendado, mas se ingerido moderadamente é capaz até de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

5 Efeito analgésico

De acordo com a pesquisa realizada no instituto científico Monell Chemical Senses Centre, da Filadélfia, o azeite pode substituir os analgésicos: 50 g de azeite equivale a um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno, tornando esse óleo um anti-inflamatório.

6 Hidrata os cabelos

Por ser um hidratante natural, o azeite pode ser usado como uma opção para dar mais vida aos cabelos. O truque é ideal para quem vive com os cabelos no cloro da piscina, ou pegou um dia de sol forte na praia e mar. Aplique o produto em temperatura morna nos cabelos e envolva os fios com uma toalha aquecida ou toca térmica. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. Pode apostar na aplicação mensalmente.

7 Protege contra a osteoporose

Já deu para perceber que o azeite é um alimento completo: faz bem para o coração, cérebro, cabelos, unhas e pele. E o que faltou? Os ossos! De acordo com estudos realizados na Universidade de Córdoba, na Espanha, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose. Aproveite enquanto é tempo e regue já seu prato com azeite!

Todos estes motivos já são suficientes para que você comece hoje mesmo a colocar azeite de oliva nos seus alimentos todos os dias. Mas ainda tem mais, além dos benefícios que já citamos, o azeite de oliva extra virgem, também é um grande aliado como produto de beleza.

Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.

O azeite de oliva é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e auto proteger a pele.  Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética. Funciona como antirrugas, Hidrata e suaviza peles secas, Purifica a pele, Acalma peles irritadas, Equilibra a oleosidade da pele, Melhora a elasticidade, Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade, Dá brilho aos cabelos, É indicado para banhos relaxantes e massagens e também é usado para fazer massagens.

A dica para não ficar com cheiro de oliva no corpo é colocar algumas gotas de essência de lavanda e alecrim ou de limão siciliano e menta.