sexta-feira, 29 março, 2024 08:39

MATÉRIA

A meditação no combate ao estresse

O estresse vem causando inúmeros danos na vida e no cotidiano das pessoas. Tais danos são muitas vezes considerados irreversíveis tanto na saúde física, como na saúde mental do indivíduo.
O fato é que o estresse não atinge apenas pessoas adultas e assoberbadas de responsabilidades, mas vem agregando crianças e adolescentes de todas as idades à esse grupo. Mas o que é o estresse afinal?
O estresse é na verdade uma espécie de reação do organismo desencadeado em decorrência de diversos fatores psicológicos, físicos, mentais e hormonais; diante de uma “necessidade” urgente. Essa reação pode ter características negativas ou positivas.
O estresse só é considerado positivo quando o corpo produz o hormônio adrenalina no intuito de proporcionar vigor, ânimo, energia, etc. para que o indivíduo se torne mais ativo e produtivo.
No entanto, a proporção negativa é mais desastrosa quando não controlado, provocando diversos sintomas e enfermidades como: tensão muscular, dores de cabeça, dores de estômago ou gastrite, pressão alta, herpes, taquicardia, problemas dermatológicos, aftas, retração das gengivas, resfriados, tonturas, infecções, etc.
Podemos reconhecer os sintomas do estresse de forma simples, basta apenas observar os sinais que nosso corpo emite como, por exemplo: queda de produtividade, confusão mental, apatia, dificuldade de concentração, sensação de desgaste ao acordar, autoestima baixa, dificuldade com a memória, depressão e irritabilidade sem explicação ou motivo aparente, entre outros.
Em decorrência disso, as pessoas de um modo geral têm procurado métodos e mecanismos de tentar frear e/ou controlar o estresse e seus efeitos nocivos; a meditação é um desses mecanismos que tem sido utilizado por diversas pessoas e nas mais variadas situações e lugares. Diferente do que se sabe a meditação não pode ser praticada somente em meio à natureza ou em uma sala devidamente equipada para tal.
De acordo com o Dr. Daniel Goleman, Ph.D. nessa arte e escritor do livro A arte da meditação.
A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção.
O hábito de meditar ajuda ao seu praticante a oportunidade de tranquilizar a mente e também de relaxar o corpo, aliviando as dores físicas, bem como fortalecendo o sistema imunológico.
Apesar de um uma vida moderna e a agitada, de acordo com o Dr. Daniel Goleman, hoje em dia é possível meditar de diferentes maneiras, como por exemplo:

1. Meditar Respirando: Uma das mais simples e divulgadas técnicas de meditação, encontrada em quase todas as antigas tradições espirituais.

2. Meditar Relaxando o Corpo: Um instrumento poderoso para promover o relaxamento, soltando e suavizando os músculos.

3. Meditar Concentrando: Uma técnica que enriquece a percepção, fazendo descobrir os mecanismos e processos de nossa mente.

4. Meditar Caminhando: Um antigo método especialmente útil para quem tem dificuldade em manter-se imóvel ou em se concentrar enquanto medita.