Capa Matérias 

A Comunicacão que sempre nos conecta!

Se você está aqui a mais de 10 anos, tenho certeza que vai se lembrar da Web-radio do Junior Meneguetti. Uma rádio pela internet, que tocava música popular brasileira dia e noite, um projeto inovador, que se tivesse acontecido nos dias de hoje, teria dado muito certo. Mas a nossa realidade era outra, completamente diferente do que vivemos agora. O que quero dizer com isso, é que já naquele tempo, o Junior já via a web-radio como uma possibilidade. O tempo passou, logo depois tivemos outra radio, dessa vez, uma radio FM, que se chamava Rádio Cidade FM. Um projeto super bacana, mas que para ouvi-la era preciso um aparelhinho que as pessoas tinham que comprar, e por isso ficou inviável, as pessoas não entendiam muito bem e não deu muito certo. 

Os donos desse projeto eram nada mais nada menos do que os melhores comunicadores que temos aqui em nossa comunidade em Atlanta, profissionais do mundo do rádio com a experiência de uma vida inteira trabalhando com comunicaçao: Marcos Santiago e Windson Clay. Duras figuras importantíssimas que fazem parte da nossa história. Marcos Santiago aliás, é o locutor oficial de todos os grandes shows e eventos realizados por aqui, um talento incrível, mas que eu não quero falar muito a respeito, pois quero dedicar a ele em breve, uma matéria inteira,  contando a sua história de vida, que eu tenho certeza, serve de inspiração para muitas pessoas. 

Vamos voltar então,  ao ponto de onde paramos. Santiago e Windson lançaram nessa mesma época, a Rádio Cidade gravada em CDs, os quais eram distribuídos na comunidade, 15.000 CDs produzidos todos os meses, um sucesso entre o nosso povo por aqui. Fala sério, eu aposto que você tem em casa um desses CDs. Uma delícia de programa gravado, com todo o profissionalismo desses dois locutores, que combinavam talento, bom humor e leveza, ingredientes necessários para alegrar o dia a dia do imigrante. E os assuntos abordados nesses CDs se tornavam temas de longas conversas e boas risadas nos churrascos e encontros de finais de semana.

Mas mais uma vez, o projeto esbarrou em uma realidade muito diferente de hoje, e por isso, a Rádio Cidade FM de Atlanta, também teve fim, um ano e meio depois do seu lançamento. 

Logo depois,  chegou e dessa vez para ficar, a Radio MSBN FM, 99.1. Uma rádio FM, com equipamentos modernos e toda a estrutura necessária para chegar e ficar. Hoje conhecida e reconhecida pela maioria dos evangélicos que vivem por aqui. E quando eu digo “evangélicos” é justamente porque a Radio MSBN é da Igreja MSBN, da qual o Pastor Saulo dos Santos é o líder e por tanto, fundador e responsável pela rádio. 

Com a chegada da pandemia, as pessoas se viram obrigadas a ficar mais em casa e, consequentemente, começaram a ouvir mais rádios, o que abriu mais espaço e também a mente das pessoas, com relação às web-rádios.  E foi aí, em meio a pandemia, que surgiu a Radio Brasil Atlanta, sob a direção de Sofie Prado e Debora Noletto. Duas meninas divertidas, simples, interessadas em aprender e principalmente, muito engajadas em todos os movimentos importantes da nossa comunidade. A Rádio Brasil Atlanta, encontrou um caminho alternativo para alcançar o carisma das pessoas, associando a programação normal da rádio pela web com as redes sociais e com isso, vem desenvolvendo um trabalho bonito, interessante e leve, como tem que ser, afinal, é possível combinar informação, bom humor, prestação de serviços e cultura, tudo isso sem perder a elegância e o charme que elas emanam com doses cavalares de muito carisma.  

A finalidade desse artigo, é principalmente,  reiterar o meu apreço e carinho pela comunicação, seja ela conduzida por qualquer veículo, TV, Rádio FM ou AM, Web-rádio, Instagram, facebook ou qualquer outro meio de comunicação. O mais importante é que estejamos conectados, nos comunicando da melhor maneira possível, com opções de escolha, usando a identificação pessoal para definir os critérios dessas escolhas e isso é maravilhoso.  

Ultimamente, temos visto um crescimento astronômico dos Podcasts em todo o mundo, ainda nessa edição, você poderá ler mais sobre as origens e o crescimento dos podcasts de uma maneira em geral pelo mundo afora.

E como a nossa comunidade é incrivelmente cheia de talentos, é óbvio que não ficaríamos de fora desse novo formato de comunicação e por isso, já temos aqui também,  as nossas referências em Podcast. O TBP Podcasters (The Brazilian Podcasters) Uma plataforma dinâmica que tem como intuito principal, a agregação ou porque não dizer, a associação de vários “podcasters”, oferecendo temas e focos diferentes, diversificando ao máximo para que você encontre aquele que mais se identifica com a sua personalidade e a maneira como você gosta de se informar, de saber sobre as coisas, ouvir notícias e por que não dizer… dar boas risadas. Afinal, esse é o intuito de trazer um formato mais aberto e informal para as plataformas de comunicação. Uma tendência que com certeza já caiu no gosto de muitas pessoas. O TBP já tem alguns programas definidos e muitos projetos em andamento. À frente do TBP estão duas pessoas criativas e empreendedoras. O nosso eterno apaixonado pelo mundo do rádio, que lá atrás como citei aqui mesmo nesse artigo, foi inovador e audacioso montando a  primeira web-rádio oficial em nossa comunidade e que agora está finalmente, tendo a oportunidade de ver isso acontecer com muito mais possibilidades, modernidade e estrutura em todos os sentidos, Junior Meneguetti, brasileiro/americano, casado, funcionário da Delta Airlines, técnico/operador de som e imagem e idealizador de sonhos; em parceria com Italo Oliver Tuller, economista, assessor financeiro, apaixonado por culinária, futebol e é claro, um comunicador nato.

Juntos, eles estão construindo conteúdos interessantes, contando as histórias da nossa gente através de seus convidados, falando sobre o dia a dia do imigrante brasileiro que vive nos Estados Unidos, mostrando a realidade, sem fantasiar ou criar ilusões a respeito do que realmente é a nossa vida aqui, nossas alegrias, dificuldades, dores, conquistas e superações, a nossa realidade. Tudo isso em um bate papo descontraído, dispensando a formalidade de uma entrevista tradicional. O que faz do TBP, um candidato fortíssimo ao sucesso, que eu (Dilla Campos) vou ter muito prazer em poder voltar aqui em alguns anos, para dizer que conheço essa história desde o começo. 

Se vocês querem conhecer um pouco mais sobre o TBP (The Brazilian Podcasters) basta segui-los pelo Instagram, facebook, Spotify e YouTube. 

É isso ai galera, viva a diversidade, a inovação e a liberdade de expressão. Essas coisas, aliadas ao amor que dedicamos ao nosso trabalho, à família e a tudo o que fazemos com alegria, é que fazem do mundo atual, um lugar menos pesado, menos estressante e menos sem graça!

Related posts