6 benefícios do esporte na infância

Toda criança possui, naturalmente, a tendência em querer gastar energia com algo, cabe a nós, pais, incentivar e orientar como essa energia será gasta. Obviamente, que os pais querem o melhor para os filhos e uma das melhores maneiras deles aprenderem importantes atributos morais e éticos é através do esporte.

A cada dia que passa a prática do esporte fica mais comum, não somente entre os adultos, mas principalmente entre as crianças e adolescentes. No Brasil, sabemos a dificuldade que é praticar qualquer tipo de esporte, sendo uma tarefa quase impossível o sonho de se profissionalizar em alguma atividade.

Aqui nos Estados Unidos vivemos uma realidade totalmente diferente. A prática de esporte é cultural e inicia-se cedo. A criança já no Kindergarten  (5 – 6 anos) tem a oportunidade de escolher e praticar dezenas de esportes na escola aonde estuda. A estrutura está pronta, a opção fica para os pais das crianças em escolher qual esporte praticar, sendo muitas vezes mais de uma atividade. Minha filha por exemplo, com 6 anos está fazendo aulas de Ballet e Basquete, e ainda temos a opção de mudar de esporte mais para frente, assim expondo-a a diferentes praticas para quem sabe, achar o que ela gosta e se identifica melhor.

Neste artigo vamos falar sobre os principais benefícios comportamentais que a prática do esporte vai trazer para seu filho, e das oportunidades futuras que o esporte proporciona na vida dos jovens.

1) Disciplina e Comprometimento

Disciplina e comprometimento são comportamentos que toda pessoa de sucesso possui como característica, e o esporte é a maneira mais fácil, rápida e natural de ensinar a criança esses importantes atributos, que servirão como base em qualquer profissão que eles decidirem seguir no futuro.

Crianças que praticam esportes possuem a tendência de seguir regras e responsabilidades, criando também um senso de compromisso muito grande já que ela entende que suas atitudes terão algum efeito, sendo ele positivo ou negativo em outras pessoas.

2) Relacionamentos

A prática esportiva possibilita a criança a desenvolver um senso de cooperação e coletividade, ela entende que existem outras pessoas que precisam de sua ajuda, e que ela precisa da ajuda e cooperação de outras pessoas. Esse tipo de ambiente também ajuda crianças com dificuldades de comunicação e relacionamento.

A dinâmica do esporte é muito concentrada no trabalho em equipe, onde um necessita do outro para melhorar, essa dinâmica existe tanto em esportes como Futebol, Basquete, Futebol Americano, quanto em esportes individuais como Tennis, Dança e Artes Marciais (Karate, Jiu-Jitsu) entre outros.

Esse ambiente também proporciona a criança a aprender sobre diversas culturas, hábitos e costumes, fator muito enriquecedor que incentiva o respeito para com as diferenças de cada um.

Outro benefício, e esse eu garanto que você vai gostar, é que o esporte, principalmente em um nível mais competitivo vai ajudar seu filho a ouvir! Fator que muitos pais não sabem ao certo o que fazer para que seus filhos escutem mais, neste ambiente competitivo a criança deve ouvir não somente seus treinadores, mas também de seus colegas de equipe, e diante de opiniões e perspectivas diversas a habilidade de negociação também é otimizada. Isso se transfere para todas as áreas de sua vida.

3) Lidar com vitórias e derrotas

Esse com certeza é um fator fundamental na vida de todos nós. A maneira como reagimos quando as coisas estão caminhando ao nosso favor ou quando a vida nos apresenta desafios é fator primordial quando falamos em qualidade de vida.

No esporte, assim como na vida, a derrota é algo impossível de evitar, aliás, a derrota é um acontecimento fundamental para que a pessoa aprenda, crie maturidade e experiência. Por outro lado, pode ser algo difícil de lidar. A criança exposta a esse tipo de situação terá muito mais facilidade em lidar com os obstáculos na vida adulta pois irá entender que é algo normal e a atitude correta é aprender com erros, aprimorar, corrigir o que não deu certo e tentar novamente. A famosa mentalidade “never quit”, ou “nunca desista”.

4) Saúde mental

Saúde mental é um fator que nos últimos anos vem ganhando grande notoriedade e atenção principalmente por parte dos pais de crianças e adolescentes. Nos tempos atuais onde quase todas crianças possuem um telefone ou tablet, assistindo programas com o potencial de influenciar o jovem de forma negativa, principalmente na questão da autoconfiança, disciplina e relações sociais.

O esporte ajuda de fato todos esses aspectos e muito mais. A prática do esportes protege a pessoa da depressão e ansiedade, melhora na concentração e performance na escola, ajuda no raciocínio, controle da agressividade e memória. A qualidade do sono também é potencializada, como consequência influenciando toda parte cognitiva e física, a base para performance no dia-a-dia. 

5) Desenvolvimento da parte física

A pratica do esporte na infância traz vários benefícios a saúde, as crianças, cria uma base sólida para vida adulta. A atividade física não somente melhora o sistema imunológico, mas também previne doenças futuras e problemas respiratórios e cardíacos. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem mais de 422 milhões de diabéticos no mundo, hoje onde as comidas rápidas (Fast-food) e o consumo excessivo de açúcar é muito comum, a pratica esportiva tem a capacidade de prevenir esta doença tanto quanto pela atividade em si, mas também pela criação de hábitos saudáveis.

6) Oportunidade de adquirir bolsa de estudos em uma Faculdade

O esporte aqui nos Estados Unidos é muito usado como porta de entrada para uma faculdade, muitas vezes esse é o caminho natural até mesmo se a criança deseja ser um atleta profissional.

Caso você queira usar o esporte para conseguir uma bolsa de estudos em uma grande faculdade como objetivo principal, a escolha do esporte pode facilitar ou dificultar este trabalho. Existem esportes onde a competição é muito maior, como por exemplo Basquete e Futebol Americano. Alguns outros esportes como Tennis e Lacrosse são um pouco mais fáceis neste sentido. Existe nesse caso um fator muito importante ao decidir o esporte, qual o esporte o seu filho possui maior aptidão e gosta mais? Esses são fatores cruciais para a definição do esporte, se o seu filho gostar e se divertir com o esporte escolhido será muito mais fácil se dedicar, treinar, evoluir, e a bolsa de estudos poderá vir como consequência desses fatores combinados.

Related posts